Você sabe o que é Marketing Digital?

Marketing Digital é o conjunto das práticas e estratégias utilizadas para promover algo, utilizando canais eletrônicos de distribuição. Pode-se promover uma marca, produto serviço etc.

Imagine – como se isso já não fosse verdade – que você está no Facebook e sem mais nem menos, aparece uma propaganda de um produto que você “não sabia que queria”. Você abre o Instagram para curtir as fotos de seus amigos e a mesma coisa acontece: algum produto aparece e você se interessa. Vai ler uma matéria em um site e se depara com um produto novo que lhe chama a atenção; algo que vem a calhar com o que você estava procurando e já tinha interesse. Pois é, isso também é marketing digital. Digo “também”, pois o marketing digital vai além de publicar produtos em sua timeline. O Marketing Digital se difunde amplamente aproximado pessoas, empresas e produtos/serviços.

Outros modus operandi utilizados por empresas que oferecem serviços de marketing digital é o E-mail Marketing, Redes Sociais, Marketing de Conteúdo e Marketing de Busca (SEM): empresas especializadas que compreendem o produto ou serviço a ser promovido e compreendem a importância de um bom direcionamento de suas publicidades para atingir o público certo e estar presente na vida das pessoas de forma orgânica e tão comum quanto parar em frente à uma vitrine e entrar na loja. A diferença hoje é que não é o consumidor que vai até à vitrine, e sim a vitrine que vai até o consumidor.

Marketing Digital CORPAD Consutloria

Quando nasce o Marketing Digital?

Podemos imaginar que desde que surgiu o primeiro produto a ser consumido existiu também alguma forma de marketing para mostrar que aquele produto em questão era suficientemente bom ou até melhor que outros. Existindo um bom produto, existe também a necessidade de uma boa propaganda para atingir o público-alvo. O Marketing Digital nasce junto com o crescimento da internet, no momento em que se percebe o potencial digital para vendas de produtos e relacionamento com o cliente, tornando o alcance e a presença das empresas mais dinâmicos, seja para venda, seja para serviços de atendimento; isso dentro da década de 1990.

A tendência é que as empresas e seus consumidores estarão cada dia mais próximos, tanto para compras quanto para avaliações de produtos, pesquisas de mercado e qualidade, atendimento etc; pois a Internet facilita este acesso e nós estamos cada dia mais conectados com tudo o que acontece. A Internet faz parte de nossa vida e praticamente tudo – ou quase tudo – está associado à Internet hoje em dia. Mesmo que o produto em si não esteja ou não seja produzido a partir da Internet, em algum momento algum fornecedor, comprador, colaborador, funcionário – enfim – em algum momento do ciclo de vida deste produto, a Internet estará presente.

Para atingir ao público então, não é diferente. A internet está em tudo e o acesso à internet cada dia mais fácil – na ponta dos dedos. O Marketing Digital se torna um facilitador no meio de todos estes processos de ponta a ponta. Amplia o alcance e, até é uma parte essencial na sobrevivência de um produto ou negócio.

Abaixo, veja algumas pesquisas que apontam melhores resultados relacionados ao Marketing Digital:

  • As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm (Fonte: WebDAM.com);
  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais (Fonte: Ironpaper);
  • Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores (Fonte: AdWeek);
  • Marketing de Conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera aproximadamente 3 vezes mais leads (Fonte: Demand Metric);
  • O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos (Fonte: WebDAM.com);
  • 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone (Fonte: Global Web Index);